Setor solar atrai público residencial e jovem no 1º semestre

Setor solar atrai público residencial e jovem no 1º semestre

Osegmento fotovoltaico mostrou capacidade de enfrentar os efeitos dacrise do Coronavírus com foco em marketing e equipe própria de vendas.Também alcançou, neste ano, um público mais jovem, além de atrair consumidores residenciais. É o que mostra nova pesquisa da consultoriaespecializada Greener, sobre o primeiro semestre deste ano.

Foramouvidas 2104 empresas integradoras de 21 de maio a 30 dejunho. Dessas, 12% começaram suas atividades em 2020 e 29% no anopassado. Uma fatia de 25% começou antes ou no ano de 2016.As instalações de Geração Distribuída feitas em 2020 já correspondem a30,6% do total. Neste ano, o país chegou a 3 GW de energia fotovoltaica conectados à rede.

Segundo o levantamento, mesmo com os impactoscambiais da crise, a importação de equipamentos fotovoltaicos cresceu93% neste primeiro semestre em comparação com o mesmo período do anoanterior. O volume correspondeu a 2,4 GW de capacidade.

Apesar desseaumento no semestre, houve redução em relação ao ritmo alcançado nosúltimos meses do ano passado. Neste mês de agosto, o governo zeroualíquotas de importação para equipamentos fotovoltaicos, o que devemelhorar esse cenário.Atualmente, osmódulos nacionais são 4,4% do mercado - eram 3% em 2019.

Competitividade

Em relação aos preçospraticados, ficaram na maioria estáveis, com pequena redução paraclientes até 8KWp, estável para até 12KWp e um pouco superior a partirde 30KWp. As empresas absorveram os custos maiores com câmbio em suaprópria cadeia de distribuição e integração, para manter as vendas.

Para sobreviver à crise, as empresas elencaram as principais medidas adotadas, nesta ordem:

- Aprimoramento de marketing e vendas

- Aprimoramento de equipe técnica

- Adiamento de investimentos

Novo perfil

Setor solar atrai público residencial e jovem no 1º semestre

Amaioria das empresas optou por focar vendas com equipes próprias evendas online, que chegam já a 40% do total.

Para 74% dos entrevistados,houve procura de clientes residenciais. E, 55% dos compradores têmidade inferior a 50 anos. Uma mudança de perfil, já que em 2017 essafaixa etária correspondia a apenas 22% da demanda.

Para 80% dasempresas, a principal preocupação é a disponibilidade de recursos emcaixa, mas por outro lado 90% estão confiantes em uma boa retomada domercado. Entre elas, 48% buscaram financiamento para suasatividades neste período de crise.

#EnergiaSolar #Fotovoltaico #GeraçãoDistribuída #Greener #Coronavírus #Sustentabilidade #PaineisSolares #WeBrazilEnergy

Whatsapp We Brazil Energy Whatsapp We Brazil Energy