São Paulo recebe projetos para usina flutuante na Billings

São Paulo recebe projetos para usina flutuante na Billings
A represa BillingsFoto: Secretaria de Meio Ambiente

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), ligada ao governo paulista, abriu chamada pública para empreendimentos flutuantes de geração e energia solar na Represa Billings, na zona sul de São Paulo. As empresas interessadas devem apresentar o formato doprojeto, que pode abranger tanto a comercialização livre (em que aenergia é negociada diretamente entre o produtor e os consumidores) oude contratação regulada (feito através das concessionárias de energia).

“A modelagem está aberta. Não estamosdefinindo nenhum tipo de modelo jurídico. Vamos avaliar ocusto-benefício de acordo com o projeto”, explicou o subsecretário deInfraestrutura, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente(Sima), Glaucio Attorre Penna.

As propostas podem apresentar plantas quegerem entre 1 megawatt-pico e 30 megawatt-pico de energia fotovoltaicaem quatro pontos da represa. Segundo Penna, estudospreliminares apontam que entre 10% e 25% da superfície do reservatóriopoderiam ser aproveitados dessa forma. Um teste da Emae no local já apresentou resultados promissores.

A chamada fica aberta por até início de dezembro, veja aqui.Nesse período, as empresas também devem juntar documentos que comprovem aviabilidade técnica, financeira e ambiental das propostas.

Fonte: Agência Brasil

#EnergiaSolar #UsinaFlutuante #Emae #RepresaBillings #Sustentabilidade #PaineisSolares #Fotovoltaico #WeBrazilEnergy

Whatsapp We Brazil Energy Whatsapp We Brazil Energy