Pequenos negócios descobrem energia solar e turbinam setor

Pequenos negócios descobrem energia solar e turbinam setor

Ospequenos negócios no Brasil estão conscientes que a fonte energética solar é uma boa alternativa de economia e, com isso, já contribuem decisivamente para "turbinar" a expansão do setor.É o que revela pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade, feita em parceria com a Absolar(Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e a Fundação Seade. O aumento da concorrência entre as instaladoras completa esse cenário positivo para o acesso das microempresas, com barateamento dos equipamentos e surgimento de franquias especializadas - a We BrazilEnergy, por exemplo, consolida seu projeto de franquias e esperaabrir 100 lojas até o final de 2020.

Concorrência tem reduzido valor do investimento

Segundo divulgação do Sebrae, o potencial da energia solar fotovoltaica no paísé enorme, pela fonte ser inesgotável, ter grande incidência em quasetodos os estados e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Alémdisso, traz economia de energia de até 95% e não necessita de muitamanutenção. Praticamente todos que aderiram a essa fonte (96%) identificaramresultados positivos

do investimento, conforme o estudo divulgado no segundo semestre do ano passado.

Perfil técnicoO levantamento revela que a maioria dos empreendedores em energia solar brasileiros tem formação superior em áreas técnicas e atuava como projetista quando passou a seinteressar pelo segmento fotovoltaico.

“Esse empresário percebeu uma oportunidade denegócio a partir da identificação do potencial brasileiro e do investimento de grandes empresas na transição da matriz energética. No Brasil, qualquer estado tem muita radiação solar. Até a cidade que tem menos sol, tem 40% mais que a Alemanha”, afirma a especialista em energia do Sebrae, Andrea Faria.

Esse empreendedor acredita que a qualificação técnica e a gestão de pessoas sãoimportantes diferenciais competitivos. Além disso, tem conhecimento dos desafios em relação aos incentivos fiscais e à aquisição definanciamentos. Ele faz negócios pelo celular e considera o WhatsApp um mecanismo ágil de comunicação.Ainda de acordo com o levantamento, ele tem uma média de 45 anos deidade.Em 2019, a fonte energética solar representava 1,2% da matriz brasileira, com grande tendência de avanço. A pesquisa, com mais de 3,1 mil micro e pequenos empreendedores, mostrou que, dos donos de empresas que adotaram o sistema, 60%pretendem investir mais em energias renováveis.

Números

A energia solar ocupa hoje a7ª posição namatriz elétrica brasileira, ultrapassando a nuclear.

Até 2030 deverá atingir 2,7milhões de unidades consumidoras, diminuindo a geração de energia suja ereduzindo os custos.

A estimativa, no segundo semestre de 2019, era a de que até o início deste ano seriam criadas 5 milempresas instaladoras de micro (até 75Kw) e minigeração (de 75Kw até5Mw) de energia, abrindo de 25 a 30 novos empregos locais porMegawatt (MW) ao ano.#EnergiaSolar #PaineisFotovoltaicos #Fotovoltaico #EnergiaRenovavel #TaxarOSolNao #Sebrae #WeBrazilEnergy

Whatsapp We Brazil Energy Whatsapp We Brazil Energy