Conta de luz aumenta para 19,5 milhões de consumidores

Conta de luz aumenta para 19,5 milhões de consumidores

Ao menos sete distribuidoras tiveram aumentos de tarifa de luzautorizados nos último dias pela Aneel (Agência Nacional de EnergiaElétrica). Elas atendem 19,5 milhões de unidades consumidoras em seteestados. 

Quatro delas já fizeram o reajuste neste dia 01/07 (Cemig, Energisa Nova Friburgo, RGESul e Energisa Minas); uma no dia 29/06 (Cocel Paraná) e duas iniciarão nova tarifa neste dia 04/07 (Enel São Paulo e Energisa Tocantins). As informaçõessão do site da Aneel

Osíndices aplicados para consumidores residenciais (maioria das unidades) vão de 0,83% a 7,83% (veja relação no fim do texto). Houve um caso de redução para residências, de - 0,95%, naCopel Paraná. Para empresas ligadas à alta tensão, por exemplo, os índices são diferentes, mais altos, e também variam de acordo com a concessionária.

Efeito Covid

Cadaconcessionária tem uma data estipulada para revisão de contrato, por isso não serão todas que farão reajuste agora. Em muitos casos, o aumento ocorreria antes, mas a Aneel adiou para julho devido à pandemia da Covid-19. 

Também na pandemia, foi aprovada uma linha de empréstimo para socorrerdistribuidoras, que deverá ter efeitos na conta a partir de 2021. 

Aumento de gastos operacionais e do custo da energia vinda de Itaipu (valoradaem dólar), além de alta na inadimplência, embasaram os pedidos de reajuste. Sem a Conta Covid, segundo as distribuidoras, os índices seriam maiores neste ano. 

Com as altas de energia elétrica, uma opção cada vez mais adotada no país é a da energia solar fotovoltaica. Sustentável eeconômica, o uso dessa fonte continua crescendo. Sua adoçãopode reduzir em até 95% o valor da conta de luz. 

Serviço

Confira abaixo os índices de aumento das distribuidoras autorizados na conta residencial de energia elétrica, e datas de início:

Enel - 3,61% (04/07)

Energisa TO - 7,83% (04/07)

Cemig - 2,5% (01/07)

Cocel PR - 0,83% (29/06)

Energisa Nova Friburgo - 1,93% (01/07)

RGE Sul - 5,22% (01/07)

Energisa Minas - 5,30% (01/07)

#ContaDeLuz #ReajusteDeTarifas #Aneel #EnergiaSolar #Sustentabilidade #SolarPanels #Coronavirus #ContaCovid #Fotovoltaico #WeBrazilEnergy

Whatsapp We Brazil Energy Whatsapp We Brazil Energy