Aneel abre consulta para instalação de usinas híbridas

Aneel abre consulta para instalação de usinas híbridas

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a consulta pública 061/2020 parao estabelecimento de usinas híbridas e associadas, que combinam dois tipos de geração, como termelétrica e fotovoltaica, por exemplo. Essa etapa da consulta seguirá até 4/12 e colocaráem discussão a Análise de Impacto Regulatório (AIR) elaborada pela agência.

Segundo a Aneel, as usinas híbridas podemagregar ganhos de eficiência para o sistema elétrico, reduzindo custos de operação e postergando a necessidade de novosinvestimentos em expansão.

"Usinashíbridas podem ser uma alternativa no Nordeste, onde há potencial decomplementaridade, com geração de energia solar durante o dia e eólicadurante a noite", diz o diretor da agência Christiano Vieira da Silva.

Naproposta em discussão, a Aneel estabelece que apenas novas usinaspoderão se enquadrar nas regras.

A consulta pública estará disponível para contribuições pelo e-mail cp061_2020@aneel.gov.br. O Relatório de AIR e demais documentos relacionados poderão ser acessados na página da Aneel na internet,no espaço da Consulta Pública nº 061/2020. Após essa primeira fase, caso se conclua pela necessidade de alterações normativas,será instaurada uma segunda fase para avaliação das minutas deresolução.

Fontes: Aneel e Estadão

#UsinasHíbridas #Fotovoltaico #EnergiaSolar #PainéisSolares #Aneel #Sustentabilidade #ConsultaPública #WeBrazilEnergy

Whatsapp We Brazil Energy Whatsapp We Brazil Energy